terça-feira, 17 de novembro de 2015

Situação de Aprendizagem 7 : Os cuidados no uso da eletricidade ( Texto complementar)

Uma pessoa morre de choque elétrico a cada dois dias em SP

Perfil mostra que maior número das vítimas são homens entre 30 e 49 anos.
Houve aumento de 91% nas hospitalizações devido a choques em 4 anos.


Uma pessoa morre em decorrência de descargas elétricas a cada dois dias no Estado de São Paulo, segundo dados da Secretaria do Estado da Saúde de SP divulgados nesta quinta-feira (29).
Foram registradas 167 mortes em 2010, último dado disponível. O perfil mostra que a maior parte das vítimas são homens (94% ou 157 casos) entre 30 e 49 anos (81 casos).
Os homens também encabeçam o ranking de internações em hospitais devido a choques elétricos. Das cerca de 1,2 mil internações ocorridas no ano passado, 77% eram masculinas.
Houve um aumento de 91% nos casos de hospitalização devido à choques elétricos nos últimos quatro anos. O número de casos subiu de 642, em 2008, para mil em 2010 e 1,2 mil em 2011.
Mais no interior
A região de Piracicaba, no interior de São Paulo, é a que mais concentra internações em todo o Estado. São 2,6 mil casos registrados nos últimos quatro anos, mais do que na Grande São Paulo (762 casos), segundo lugar no ranking.
O Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau), órgão vinculado à secretaria e que acompanha os casos de choques elétricos, considerou que o maior número de vítimas homens ocorre devido à situações de trabalho, afirma posiçã divulgada em nota oficial.

Situação de Aprendizagem 7- Os cuidados no uso da eletricidade ( Texto complementar)

Condutores e isolantes

Condutores e isolantes

Os condutores de eletricidade são meios materiais que permitem facilmente a passagem de cargas elétricas. O que caracteriza um material como condutor é a camada de valência dos átomos que constituem o material. Camada de valência é a última camada de distribuição dos átomos. Em razão da grande distância entre essa última camada e o núcleo, os elétrons ficam fracamente ligados com o núcleo, podendo, dessa forma, abandonar o átomo em virtude das forças que ocorrem no interior dos átomos.
Esses elétrons que abandonam o átomo são chamados de “elétrons livres”. Os metais no geral são bons condutores de eletricidade, pois eles possuem os elétrons livres.

Os materiais condutores têm larga utilização no dia-a-dia. São utilizados, por exemplo, nos fios condutores de eletricidade e na indústria de eletroeletrônicos, entre muitas outras utilizações.

Os materiais isolantes fazem o papel contrário dos condutores, eles são materiais nos quais não há facilidade de movimentação de cargas elétricas. São exemplos de materiais isolantes: isopor, borracha, vidro, e muitos outros. Esses materiais são assim caracterizados porque os elétrons da camada de valência estão fortemente ligados ao núcleo, não permitindo dessa forma que ocorra a fuga dos mesmos. Os materiais isolantes são largamente utilizados, assim como os materiais condutores. São utilizados, por exemplo, na parte externa dos fios, encapando-os para melhor conduzir a eletricidade.


quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Potência dos aparelhos elétricos

Prezados alunos! Para saber mais sobre o assunto que estamos estudando, sugiro a leitura deste texto do site Escola Kids.

Energia Elétrica e Potência dos Aparelhos Domésticos


A energia elétrica gerada nas usinas é muito importante para o funcionamento dos aparelhos eletrônicos de nossa casa. Essa energia elétrica é transformada em outras energias, de acordo com o aparelho. Por exemplo, o chuveiro utiliza a energia elétrica para aquecer a água, portanto ele transforma energia elétrica em energia térmica (calor), o aparelho de som transforma eletricidade em energia sonora, o ventilador transforma a energia elétrica em movimento. Cada aparelho possui uma tarefa que, ao ser realizada, necessita dessa fonte de energia produzida nas usinas.

Outra importante característica dos aparelhos é a potência que eles possuem, isto é, a capacidade de transformar energia elétrica em outro tipo de energia mais rapidamente. Em dias de muito calor os chuveiros devem ser colocados na posição verão, pois em razão de a água estar mais aquecida, o chuveiro necessita de menos energia elétrica para seu aquecimento. Nos dias de muito frio, para que o chuveiro mantenha a água quente, ele precisa ser colocado na posição inverno, assim ele utilizará mais energia elétrica.
Existem aparelhos que possuem a mesma função, mas em relação à potência são bem diferentes. Um rádio portátil possui potência menor que um home theater, apesar dos dois terem a função de transformar energia elétrica em energia sonora.
O secador de cabelos que sua mãe utiliza em casa possui a mesma função do secador do salão de beleza, a única diferença é que o do salão gasta mais energia elétrica para produzir uma maior quantidade de vento quente, enquanto o secador utilizado em casa gasta menos energia por ter uma potência menor e gerar uma quantidade menor de vento aquecido.
Compreender tudo isso é muito simples, basta você pensar na seguinte situação: maior potência, mais quantidade de energia elétrica; menor potência, menos quantidade de energia elétrica. É importante informarmos que quando utilizamos aparelhos com potências maiores estamos utilizando mais energia elétrica, dessa forma, a conta de energia deverá ser mais cara ao final do mês. Por isso, precisamos economizar eletricidade para economizarmos dinheiro.

Economize energia elétrica utilizando aparelhos de baixa ou média potência, em dias de calor deixe o chuveiro na posição verão, não deixe a geladeira aberta por muito tempo, utilize o ferro elétrico para passar grandes quantidades de roupa e não deixe luzes acesas sem necessidade.
Por Marcos Noé
Matemático
Equipe Escola Kids


TEMA 2 - ENERGIA NO COTIDIANO E NO SISTEMA PRODUTIVO

Olá galera! Complementando a Situação de Aprendizagem 5 "A Eletricidade no dia a dia", indico a leitura do infográfico abaixo. Bons estudos!

Professor Luís Fernando Bevilacqua


 


sexta-feira, 6 de novembro de 2015

O que é energia?

Você é capaz de dizer o que é ENERGIA? Observe o desenho abaixo e pense  em uma resposta.

Resultado de imagem para energia

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Eclipses

Como ocorrem os eclipses?


Eclipses ocorrem quando há o escurecimento total ou parcial de um corpo celeste, provocado pela interposição de outro. Os mais conhecidos são o do Sol e o da Lua e, cada um deles, pode ser vistos de três formas distintas. Muitos povos, antigamente, acreditavam que os eclipses eram sinais de mau agouro, simbolizando uma catástrofe natural ou alguma coisa ruim que estaria por vir.
Olhar diretamente para o Sol durante o fenômeno pode ser perigoso, causando queima da retina ou outros problemas oculares. É necessário fazer uso de óculos especialmente projetados para a visualização do eclipse. Ao contrário do que muitos dizem, óculos de Sol comum, papel celofane, filme fotográfico ou qualquer outro objeto, não devem ser utilizados em dias de eclipse solar para observar o fenômeno.

O eclipse solar

Eclipse solar
Foto: Reprodução
Quando a Lua posiciona-se entre a Terra e o Sol, faz com que sua sombra de aproximadamente 170 quilômetros incida sobre nosso planeta, possibilitando que os países desta faixa de sombra visualizem o fenômeno. O eclipse total ocorre quando, dentro desta faixa, o Sol fica completamente encoberto pela Lua, sendo possível ver apenas uma sombra. O eclipse solar parcial é caracterizado por uma cobertura parcial do Sol pela Lua. O anular acontece quando a Lua está distante da Terra, e a sombra não consegue cobrir o Sol totalmente. Parte do disco solar, a fotosfera, continua visível, formando um anel bem delineado ao redor da parte escura. Este tipo é o menos comum entre os três.

O eclipse lunar

Eclipse lunar
Foto: Reprodução
O eclipse lunar ocorre quando a Lua desaparece momentaneamente, ocasionado pelo posicionamento da Terra entre o Sol e a Lua. O fenômeno ocorre em Lua cheia, mas apenas quando os três astros encontram-se perfeitamente enfileirados. Este alinhamento é possível apenas duas ou três vezes ao ano. Assim como o eclipse solar, o lunar também acontece de três diferentes formas: o total, o parcial e o penubral. O total, como o nome sugere, é quando a Lua fica completamente oculta, não recebendo nenhuma luz do Sol. O penubral acontece sempre que a Lua passa pela região de escuridão parcial projetada pela sombra de nosso planeta. O brilho do satélite, nesta situação, permanece igual, sendo muito difícil a visualização do fenômeno, que só é percebido com a utilização de aparelhos especiais, chamados fotômetros. O eclipse parcial lunar acontece quando apenas uma parte do satélite desaparece. É o que acontece com menor intensidade.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Eclipses

Como acontece os eclipses?



Lua

Deixo mais uma indicação de vídeo relacionado ao movimento da Lua.

Abraço!

Professor Luís Fernando Bevilacqua


Movimentos da Terra

E ai galerinha!

Abaixo deixo como material complementar um vídeo sobre movimentos dos planetas. Espero que gostem.

Abraço!

Professor Luís Fernando Bevilacqua


quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Estudo de astronomia

Olá galera!!! Para aguçar  os estudos  de astronomia indico a leitura do livro abaixo.
Bons estudos!

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Médias do 3º bimestre

Galera: Saiu as médias do 3º bimestre!!! Para conferir é só clicar na página 'DEVOLUTIVAS DE ATIVIDADES AVALIATIVAS"

Boa Sorte no 4º bimestre!!!

Professor Luís Fernando Bevilacqua

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Simulação de um parto normal

Olá pessoal! Conforme combinamos, estou disponibilizando um vídeo que mostra  uma  simulação de um parto normal. Para assisti-lo é só entrar na página 'VÍDEOS" do blog.

Bom estudo!

Professor Luís Fernando Bevilacqua


Resultado de imagem para simulação de parto normal

Vídeo sobre Menstruação

Olá pessoal!

Acessem a página "VÍDEOS" no blog e assistam o vídeo elaborado pela USP que explica o que estudamos em sala de aula  sobre menstruação.

Bons estudos!

Professor Luís Fernando Bevilacqua

Situação de aprendizagem 11 - AIDS e o uso de preservativos - SEXO SEGURO

Olá galera!

Para concluir nossos estudos sobre Sexo Seguro e as Doenças Sexualmente Transmissíveis, acesse o link abaixo e conheça um pouco mais sobre o que conversamos em sala de aula.

Bons estudos!

Professor Luís Fernando Bevilacqua


http://www.aids.gov.br/pagina/dst-1

Resultado de imagem para dst

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Prêmio Victor Civita : Vencedores 2015

Galera, não foi desta vez! Mas o aprendizado foi vencedor em vocês e isso é o que importa! Mais uma vez parabéns pelo envolvimento nas atividades e tenho certeza que vão muito longe!!!!

 Logo abaixo estão as informações dos projetos vencedores deste ano. PARABÉNS aos professores que o desenvolveram.

Abraço!

Professor Luís Fernando Bevilacqua

Vencedores de 2015

Conheça os educadores Nota 10 deste ano e confira o resumo dos trabalhos premiados


Alessandra Bremm
História - 4º ano
Trabalho: "Do samba ao funk"
Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Delfina Loureir
Lagoa Vermelha - RS

Ao ver que os alunos da turma de 4º ano passavam o dia cantando os grandes hits do momento, a professora Alessandra teve uma ideia: que tal ampliar o repertório musical das crianças, aproveitando para discutir questões sobre a história da música brasileira? A docente, então, elaborou um percurso para iniciar os pequenos em canções de diversos ritmos. Do sertanejo universitário à moda de viola, passando pelo samba, pelas modinhas de salão, pela MPB e o rock, os pequenos puderam conhecer e discutir momentos importantes da história do país, como a ditadura militar e o uso das músicas como instrumento de protesto. Para ampliar o trabalho, a garotada teve acesso a muitos outros materiais, como biografias, textos informativos e vídeos das diferentes épocas estudadas.

Andreia Fernandes de Souza
Trabalho: "Ler para estudar o mundo ao meu redor"
Língua Portuguesa - 5º ano
EE Fulvio Abramo
São Paulo - SP

A maior dificuldade da turma do 5º ano C era a interpretação dos textos. Em diversas atividades, Andreia diagnosticou que os alunos – mesmo aqueles que liam com fluência – não conseguiam perceber as minúcias presentes no texto de diversos gêneros e suportes. O trabalho realizado orientou as crianças a ler para estudar, a utilizar procedimentos de pesquisa (leitura, seleção da informação, pesquisa em diferentes suportes), a elaborar resumo e esquemas. Os temas de leitura foram sustentabilidade, Mata Atlântica e biomas brasileiros, entre outros. Para terminar o projeto, a turma preparou um seminário sobre o meio ambiente levando em conta o seu público-alvo: os alunos do 4º ano

Audaci Maria de Lima Silva
Educação Infantil - Creche
Trabalho: "Eu sou meu desenho"
Escola Municipal XV de Novembro
Camaragibe - PE

Para os pequenos, nada mais comum do que desenhar. Mas como intervir para fazer que avancem nos seus conhecimentos sobre essa forma de expressão tão importante para eles? Esse foi o dilema enfrentado por Audaci. Como solução, ela decidiu propor a eles atividades que envolvessem variadas técnicas, materiais e suportes: tinta, papel, giz e barbante foram alguns dos instrumentos utilizados pelas crianças. Além disso, a turma também visitou exposições no Museu de Arte Moderna de Recife e a Oficina Brennand, para enriquecer seu repertório. Assim, os rabiscos feitos por eles no início do ano foram aos poucos ganhando novas formas.

Diego Mahfouz Faria Lima
Ensino Fundamental II - Diretor Escolar
Trabalho: "Minha escola: reconstrução coletiva"
Escola Municipal Darcy Ribeiro
São José do Rio Preto - SP

O diretor abraçou o desafio de transformar uma escola que era noticiada nos jornais locais e televisivos como a mais violenta, com as piores notas nas avaliações, com as maiores taxas de evasão e repetência escolar da cidade e da região, deixando os pais receosos em realizar a matrícula dos filhos. Ao longo de 1 ano e quatro meses ele conseguiu modificar o clima escolar, iniciando com uma grande reforma, contando com doações e ajuda de membros da comunidade escolar. Depois, professores, pais, funcionários, alunos, o Conselho Escolar e a Associação de Pais e Mestres foram convidados a elaborar coletivamente normas escolares para serem discutidas com os alunos. A gestão democrática mudou a forma como todos enxergam a instituição. Nos finais de semana acontece o Projeto Camerata Jovem Beethoven, que ensina gratuitamente música clássica aos alunos e outros interessados, além de aulas de artes plásticas e práticas esportivas. A escola passou a ser reconhecida pela comunidade como pertencente a mesma, conservando-a e ajudando em sua manutenção.

Fernando Ricardo Canindé Ribeiro Rufino
Artes - 7º ano
Trabalho: "Vias de Imagem"
Escola Municipal da Topolândia
São Sebastião - SP

A proposta prática de fotografia e produção de vídeo do professor Fernando foi realizada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e também do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Na primeira etapa, a de fotografia, cada aluno foi orientado a observar angulações, luz, perspectivas e ideias para descobrir novas possibilidades de fotografar e superar padrões convencionais para retratar seus temas favoritos de maneira original e particular. Os participantes usaram os próprios smartphones para a produção das fotos, obtendo imagens criativas e de qualidade artística. Na parte dedicada ao vídeo, a turma aprendeu o que era sinopse, roteiro, storyboard, ficha técnica e produziu um curta metragem encenado pelos alunos, com resultado surpreendente, que firmou-os como autores e exercendo o fazer artístico.

Marcos Vilas Boas
Educação Física - 5º ano
Trabalho: "Rope Skipping: do individual ao coletivo"
EMEF Plácido de Castro
São Paulo - SP

O professor seguiu uma proposta educativa que visa promover o protagonismo juvenil, a socialização e a interação de crianças com idades iguais e diferentes. Depois de observar alguns recreios, teve a ideia de trabalhar com a turma jogos e brincadeiras de "pular corda". No 5º ano, onde 20 dos 33 alunos diziam não conhecer essa atividade, ele apresentou o esporte, chamado rope skipping. Por meio de situações e desafios cumulativos, pulando de forma individual, em dupla ou em grupos, ele introduziu conceitos de ginástica para todos e de dança de rua, além de explorar o tema como esporte e saúde. Como o rope skipping exige harmonia entre batedores e saltadores, a ação faz os participantes olharem atentamente e colaborarem uns com os outros. O projeto terminou com uma apresentação dos alunos para as famílias e com visitas a outras escolas, incluindo e motivando a participação de outras crianças na prática.

Paloma Silva Santos
Geografia - 7º ano
Trabalho: "Feira livre: espaço de aprendizagem"
Escola Estadual José de Alencar Cardoso
Aracaju - SE

A professora Paloma enxergou nas situações de discriminação contra quem trabalhava na feira a oportunidade de discutir vários conteúdos da sua disciplina, como as relações de trabalho, os setores da Economia e a dinâmica entre cidade-campo. Para atingir seus objetivos, ela conduziu a garotada em uma exploração por vários conceitos da Geografia que ajudaram a refletir sobre a feira livre como um espaço social. O projeto incluiu também uma visita da garotada à feira do Bugio, bairro em que a escola está localizada. Lá, eles coletaram informações que depois analisaram para consolidar suas aprendizagens.

Rosana Maria Pichuti Gandolphi
Alfabetização - 1º e 2º ano
Trabalho: "Quem canta..."
EMEF Profª Paula Zangrando
Meridiano - SP

Em uma turma multisseriada (de 1º e 2º ano) de uma escola do campo, a professora Rosana resgatou as cantigas e as parlendas recitadas ao pular cordas, uma realidade presente no cotidiano daquele pequeno vilarejo, onde as brincadeiras de rua ainda prevalecem como passatempo preferido das crianças. Para avançar no sistema de escrita alfabético, os alunos registraram textos que sabiam de memória, participaram de situações de escrita coletiva, aprenderam uma variedade de cantigas, interagiram uns com os outros para produzir textos, desenvolveram comportamento de leitor e escritor, ampliaram seu vocabulário. Ao final do projeto, as crianças confeccionaram um livrinho de cantigas para ser entregue à turma da creche.

Valter Pereira de Menezes
Ciências - 9º ano
Trabalho: "Água limpa para os curumins do Tracajá"
Parintins - AM

Para a comunidade ribeirinha de Santo Antônio do Tracajá, onde vivem cerca de 600 pessoas, um dos maiores problemas era o uso da água. Sem rede de esgoto nem água potável encanada, a incidência de problemas de saúde era muito grande. Nesse contexto, o professor Valter elaborou um projeto para envolver a turma de 9º ano em discussões sobre a importância desse recurso e pensar em estratégias para solucionar o problema enfrentado por eles. Depois de pesquisas, leituras de textos, e por meio de uma parceria com ONGs locais, escola e comunidade trabalharam juntos para instalar filtros de areia e fossas biológicas nas casas da região, ajudando não apenas a proteger a saúde da população, como também a preservar o meio que os cerca.

Vânia Emília Dourado
Ciências - 1º ano
Trabalho: "Vou Contar um Segredo!"
Leolino José Fernandes
Iraquara - BA

Vânia decidiu tratar de um tema muito importante para as crianças de 1º ano com quem trabalhava: o pum. Como o assunto sempre era debatido com as turmas em que dava aula – quando surgia um cheiro estranho, os alunos iniciavam uma caçada para encontrar o responsável por "empestear a sala" –, ela decidiu explorar os conteúdos científicos por trás desse assunto. Com leituras de textos informativos, análise de imagens científicas e experimentos, as crianças aprenderam sobre a digestão, a formação dos gases e o porquê do fedor. Ao final, todo o conhecimento acumulado no projeto foi reunido pelas crianças e organizado para ser exposto em um painel. O objetivo da turminha era compartilhar as informações que aprenderam e passar uma mensagem da maior importância: soltar pum é algo absolutamente natural.

sábado, 29 de agosto de 2015

FINALISTA PRÊMIO VICTOR CIVITA EDUCADOR NOTA 10

Olá galera!!!!

Lembra do concurso que falei logo que voltamos das férias? Então, já somos finalistas!!!Independente do resultado final, já somos vencedores pois de mais de 3000 trabalhos estamos entre os 50 melhores!!! OLHA ONDE VOCÊS CHEGARAM!!!!!

Que orgulho!!!!!

Um grande abraço!!!!!

Professor Luís Fernando Bevilacqua



quarta-feira, 26 de agosto de 2015

"Espalhe felicidade através do movimento"

Olá queridos alunos!

Receberemos o material para o concurso da Coca-Cola até o dia 03 de setembro pelo e-mail registrado abaixo:

cocacolaolimpiada2016@outlook.com 


Sua participação poderá ser registrada atraves de uma redação com até 1000 caracteres, um vídeo de até 1 minuto e 25 MB ou uma foto única, montagem gif ou mosaico em jpg e até 3MB.

Qualquer dúvida estarei esclarecendo no próximo sábado das 9 h às 10h30 na escola (Escola da Família)

A professora Michelle(ARTES) também está por dentro do projeto e está disposta a nos ajudar.

A HORA É AGORA!!! Confio nos talentos de vocês!!!!

Bora pôr em prática!!!!

Abraço!!!

Professor Luís Fernando Bevilacqua




segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Replanejamento 2º semestre 2015

Olá galera!

No sábado dia 22 de agosto todos os professores da escola estiveram reunidos para replanejar metas para a garantia do processo de ensino e aprendizagem de todos. Todos nós professores estamos motivados e empenhados em ajudar!!!!












domingo, 23 de agosto de 2015

Galera nossa missão continua ...

Sorocaba tem 1 caso de dengue a cada 3 dias

 



A cidade de Sorocaba continua a registrar novos casos de dengue apesar da epidemia pela qual passou e do resultado da última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) -- amostragem da infestação de larvas -- ser considerada satisfatória. Entre julho e a primeira quinzena deste mês foram notificados 15 novos casos da doença, sendo 11 autóctones (transmissão local) e quatro importados, ou seja, um caso é registrado a cada três dias. O levantamento da ADL realizado em julho aponta 0,6%, sendo aceitável pelo Ministério da Saúde por ser abaixo de 1%.

Parte da zona norte, no entanto, (regiões do Habiteto, Paineiras, Laranjeiras, Ulisses Guimarães e do Vitória Régia) tiveram índice larvário de 0,9%, informa o chefe de Divisão de Zoonoses, Leandro Arruda. Esse número é preocupante se for considerar o inverno atípico em razão das altas temperaturas, observa a diretora da Área da Vigilância em Saúde, Daniela Valentim dos Santos. Ela afirma que o município não está livre de nova epidemia, e lembra que o Aedes aegypti transmite também outras duas doença: a febre Chikungunya e o Zika vírus.

http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/633692/sorocaba-tem-1-caso-de-dengue-a-cada-3-dias





sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Missão cumprida!!!

Olá galerinha do bem!!!!

Encerramos nossa semana com muito aprendizado. As conversas em sala sobre o aparelho reprodutor masculino foram produtivas. Naveguem pelo blog e aprofunde mais seu conhecimento.
Na próxima semana continuamos conversando e tentando responder as dúvidas da nossa "Caixinha de Perguntas".

Abraço e bom final de semana!!!



Professor Luis Fernando Bevilacqua




quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Jogos

Olá pessoal!!!

Na página dos "JOGOS' vocês encontrarão dois jogos sobre os aparelhos reprodutores humano que estudaremos na semana que vem. Confiram!!!!

(jogos número 17 e 18)

Abraço!!!

Professor Luís Fernando Bevilacqua


terça-feira, 18 de agosto de 2015

Festival nas Escolas - Coca-Cola

E ai galera!!!!

Vamos participar com garra deste projeto mostrando como se espalha a felicidade através do movimento.



 ACESSE O SITE OFICIAL DO CONCURSO CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO




Boa Sorte !!!!!

Professor Luís Fernando Bevilacqua


terça-feira, 11 de agosto de 2015

VAMOS REFLETIR?

Com a chegada da adolescência, algumas mudanças acontecem com o organismo. Quais seriam essas mudanças?




quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Situação de aprendizagem 7

Olá galerinha do bem!!!!

Segue abaixo conforme combinamos informações sobre o "peixe  nuvem" que vimos no texto desta semana.
Abraços!!!


Clique AQUI e saiba um pouco mais sobre o "peixe nuvem"


Peixe anual ( Austrolebias minuano)

Assista o vídeo

sábado, 1 de agosto de 2015

Volta às aulas

Queridos alunos:

Segunda - feira dia 03 de agosto retornaremos para escola. Que Deus nos abençoe e faça do segundo semestre rico em aprendizagens!!!

Até!!!

Professor Luís Fernando Bevilacqua

domingo, 19 de julho de 2015

Férias

E ai galerinha,  estão curtindo as férias? É sempre bom descansar um pouquinho !!!!

Aproveitem !!!

Abraço!!!

Professor Luís Fernando Bevilacqua

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Página do projeto Dengue no Facebbok

Oba!!!!

Agora temos uma página do Projeto no facebook. Dê uma espiadinha lá  leia os textos finais sobre a dengue!!!!

Abraço!!!!

Professor Luís Fernando Bevilacqua


https://www.facebook.com/pages/Projeto-Dengue-Imunizando-sua-Consci%C3%AAncia/709538485819256?ref=aymt_homepage_panel

Médias do 2º bimestre

Olá queridos alunos!!!

Já está disponível para consulta a média do 2º bimestre. Para aqueles que se dedicaram PARABÉNS!!! Para aqueles que não, ainda dá tempo!!!Dediquem-se mais aos estudos nos 3º e 4º bimestres.

Abraço!

Professor Luís Fernando Bevilacqua

 Clique na imagem para conferir sua média
Clique na imagem para consultar sua média

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Conjunção entre Júpiter e Vênus

Olá galera!!!

Neste mês está acontecendo um fenômeno interessante no céu envolvendo dois planetas: Vênus e Júpiter. Clique na imagem abaixo e entenda o que acontece. E não esqueça de observar o céu logo após o pôr do Sol.

Abraço!

Professor Luís Fernando Bevilacqua

Céu visto na cidade de Votorantim(SP) dia 29 de junho de 2015 as 18h 10 minutos

terça-feira, 23 de junho de 2015

Textos finais do Projeto Dengue

Clique na imagem abaixo e confira os textos produzidos  como produto final do Projeto Dengue: Imunizando sua Consciência.



Finalizando o Projeto Dengue

Galerinha do "bem"!!!!

Enfim finalizamos nosso projeto!

Foi muito bom vê-los envolvidos com o conteúdo trabalhado e melhor ainda verificar que aprenderam muito!

Parabéns!!!

quinta-feira, 11 de junho de 2015

ATENÇÃO!!!!!!!CONTEÚDO PARA ESTUDAR PARA A AVALIAÇÃO

Atenção galerinha!

Para a avaliação da semana que vem estudem os conteúdos abaixo:

1. INFORMAÇÕES SOBRE A DENGUE;
2. SISTEMA IMUNOLÓGICO.

Como material de consulta, naveguem no blog, leiam os registros diários do caderno e apostila (situação de aprendizagem 6).

Bons estudos!

Professor Luís Fernando Bevilacqua

domingo, 31 de maio de 2015

PROJETO DENGUE : IMUNIZANDO SUA CONSCIÊNCIA

Olá pessoal! Atualizei a página do projeto. Confiram!!!

Abraço!

Professor Luís Fernando



História da vacinas

Pessoal, veja um vídeo que mostra o que estudamos em sala no projeto DENGUE.

Clique na imagem e comece a assistir o vídeo
Dica : Assista o filme com legenda clicando no ícone no canto direito abaixo da tela do vídeo.

Soro , vacina e imunização

Assista aos vídeos complementares da aula sobre sistema imunológico, febre e vacina e aprenda um pouco sobre os soros.


Clique na imagem para assistir os vídeos





quinta-feira, 7 de maio de 2015

Médias do 1º bimestre


Bom dia galera!!!

Já está disponível na página DEVOLUTIVA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS  as médias do primeiro bimestre. Consulte a sua.

Abraço!!!!!!

Professor Luís Fernando


Diário de Classe


domingo, 26 de abril de 2015

Devolutiva da lição de casa

Parabéns aos 56 alunos que fizeram a tarefa de casa nº 1 sobre alimentação saudável. Fiquei feliz em saber que o documentário "Muito além do Peso" proporcionou ensinamento e mudança de hábito.

Abraço!

Professor Luís Fernando  Bevilacqua


Vídeos sobre Sistema Imunológico

Clique na imagem abaixo e assista aos vídeos sobre Sistema Imunológico que serão trabalhados no Projeto Dengue: Imunizando sua Consciência".


Projeto Dengue: Imagens que serão trabalhadas nesta semana.

O que essas imagens nos ensinam em relação ao Sistema Imunológico?