O Novo Ensino Médio, criado em 2017, deverá ser realidade em todas as escolas brasileiras até 2021. Ficou estabelecido que 60% do currículo dos três anos do Ensino Médio será definido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em dezembro de 2018, e os outros 40% serão flexíveis, de acordo com o contexto e necessidades locais. Dentre as muitas mudanças previstas, a elaboração dos itinerários formativos, que é a parte flexível do currículo na nova proposta, tem mobilizado redes de ensino de todo o país. Mas, até que se ganhe forma de fato, uma dúvida cresce entre gestores e professores: como preparar os alunos para escolher o que vão fazer ao longo do Ensino Médio?
O que são os itinerários formativos?
A flexibilidade do currículo proposta pela reforma do Ensino Médio implica que os alunos terão a oportunidade de escolher em qual área do conhecimento desejam se aprofundar. São cinco itinerários formativos possíveis: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional. Porém, as escolas não são obrigadas a oferecer todos os percursos, nem disponibilizar a escolha de aprofundamento logo no 1º ano. Elas poderão escolher o que vão ofertar de acordo com a relevância para o contexto local e as possibilidades das redes de ensino a qual pertencem. Caso uma unidade educacional ofereça mais de um percurso, o estudante poderá optar por cursar mais de um de maneira concomitante ou sequencial.
A flexibilidade do currículo proposta pela reforma do Ensino Médio implica que os alunos terão a oportunidade de escolher em qual área do conhecimento desejam se aprofundar. São cinco itinerários formativos possíveis: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional. Porém, as escolas não são obrigadas a oferecer todos os percursos, nem disponibilizar a escolha de aprofundamento logo no 1º ano. Elas poderão escolher o que vão ofertar de acordo com a relevância para o contexto local e as possibilidades das redes de ensino a qual pertencem. Caso uma unidade educacional ofereça mais de um percurso, o estudante poderá optar por cursar mais de um de maneira concomitante ou sequencial.
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